Cuidados e Limpeza do Instrumentos Vítreos Retinais e de Microincisão

  Instrumentos Rumex  (tesouras oftalmológicas e pinças para a cirurgia vítreo-retiniana e microincisão) são fabricadas para várias aplicações em cirurgia oftalmológica.

INSTRUÇÕES PARA USO INICIAL
         É essencial que o instrumento seja limpo e esterilizado antes da utilização inicial de acordo com os procedimentos como descrito no folheto de instruções deste.

CUIDADO E MANIPULAÇÃO
       Pontas intra-oculares têm um mecanismo de precisão delicada no seu interior, fluidos intra-oculares entrará neste mecanismo durante a cirurgia. Se estes fluidos não forem prontamente e devidamente limpos e extraídos, eles vão levar à corrosão possibilitando o mau funcionamento do instrumento. As proteínas podem também acumular-se dentro do mecanismo.


LIMPEZA

  1. Desaperte a ponta do cabo, em seguida, colocar o adaptador de limpeza 12-000;
  2. Limpeza ultrassônica devera limpar ambas as partes, se possível;
  3. Passe com água destilada ou desionizada na ponta, ligando uma seringa cheia com água ao adaptador;
  4. Passe álcool na ponta. Isto irá remover a água e facilitar a secagem;
  5. Seque a ponta, inserindo uma ou duas seringas cheias de ar através da ponta. O ar pressurizado é recomendado, pois ele libera a entrada de detritos e líquido de forma mais eficiente do que uma seringa de ar. Seque completamente  ponta e copo;
  6. Passe óleo de silicone no instrumento através da ponta, como no n ° 3 acima;
  7. Seque com ar como no nº 5 acima;
  8. O cabo deve ser mergulhado em água desionizada ou destilada por dois minutos;
  9. Seque com esponja cirúrgica as articulações;
  10. Lubrifique as articulações com óleo de silicone  e trabalhe o mecanismo;

EQUIPAMENTO DE LIMPEZA ULTRASSÔNICA: A limpeza ultra-sônica também pode ser utilizada no processo de limpeza dos instrumentos, mas não como o método de limpeza somente. O instrumento deve, no mínimo, ser lavado com água destilada antes de ser colocado no sistema de limpeza de ultra-sons. O ciclo de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos do limpador ultra-sônico deve ser suficiente. O instrumento deve ser colocado na caixa de esterilizar durante o procedimento de limpeza ultra-sônica. Cuidados especiais devem ser tomados para a certeza de que a ponta do instrumento não entre em contacto com os lados do recipiente do ultra-som, pois isto poderá danificar o instrumento.

LUBRIFICAÇÃO: Movendo as peças e mecanismos de funcionamento dos instrumentos  Rumex, devem ser lubrificados ocasionalmente com lubrificante da classe médica  (especialmente depois de um banho ultra-sônico) para garantir o bom funcionamento do mecanismo de trabalho. As instruções recomendadas do fabricante do instrumento, do lubrificante e da instituição devem ser observadas.

ARMAZENAMENTO E ESTERILIZAÇÃO: Deve ser armazenado em bandejas de esterilização de tamanhos adequados e forrado com tapetes de silicone macio. Os Instrumentos não devem tocar uns nos outros. Recomendamos o uso de proteção feitas de tubos de silicone macio do tamanho e espessura adequada para as pontas. Não use borracha ou ponteiras de proteção de plástico, pois podem derreter durante a autoclavagem e causar danos aos instrumentos. Instrumentos de aço e titânio inoxidável podem ser esterilizados em autoclave a vapor, desinfetantes químicos, gás óxido de etileno, ou até mesmo o ar quente e seco. Gás e esterilização química seca são os melhores métodos para instrumentos de aço inoxidável, mas é preciso um período de tempo longo para alcançar o resultado desejado. O método mais prático é a esterilização de calor ou vapor, que requerem menos tempo, no entanto, estes métodos podem ser prejudiciais para os instrumentos de aço inoxidável delicados. Por favor, certifique-se de que você e os membros de sua equipe tenham lido e compreendido as instruções fornecidas pelo fabricante do esterilizador particular.

CICLOS DE ESTERILIZAÇÃO: Os instrumentos devem ser esterilizados antes do próximo procedimento cirúrgico. Instrumentos Rumex podem ser esterilizados utilizando qualquer um dos seguintes métodos:

100% ЕТО ciclos ETO Concentração: 850 ± 50 mg / L
Temperatura: 37ºC – 47ºC
tempo de exposição: 3-4 horas
Umidade: 70% de umidade relativa mínima


Esterilização de autoclave:
de vapor do tipo autoclave esterilização gravitacional Deslocamento, Pré-vácuo
Amostra de configuração : embrulhado
Temperatura: 121ºC a 123ºC, 132ºC para 135ºC
Tempo de exposição: 15 a 30 minutos, 3 a 4 minutos


Autoclave tipo “flash” :
Deslocamento gravitacional, pré-vácuo
Amostra de configuração : desembrulhado
Temperatura desembrulhado: 132ºC, 132ºC
Tempo de exposição: 3 minutos

      Os ciclos de esterilização acima mencionados representam as normas da indústria, e deverá ser capaz de produzir um dispositivo estéril. Devido as variações de equipamento de esterilização e da Bioburden dispositivo em uso clínico, Rumex Internacional não é capaz de fornecer os parâmetros específicos do ciclo. É de responsabilidade de cada usuário para executar a validação e verificação do ciclo de esterilização para garantir um nível de garantia de esterilidade adequada para nossos produtos.

INSPEÇÃO: Certifique-se de inspecionar cada instrumento de microcirurgia no final do seu dia cirúrgico. Por favor, realizar esta inspeção sob uma lente microscópica ou ampliação. Se um instrumento danificado é detectado, deverá repara-lo ou substituí-lo.